top of page
Buscar

Quem é Elvira Schuartz

Atualizado: 21 de jan. de 2019

Pioneira no Brasil no ensino de sopro de vidro, Elvira Schuartz deu início ao Espaço Zero em 1989 ensinando a arte que aprendeu em Murano. Em 30 anos, recebeu em suas oficinas cerca de 3 mil crianças e 2 mil adultos.


Suas esculturas e objetos que já estiveram expostos na galeria ‘R. Picasso’ em Nova York, no Museu de Luxemburgo e na galeria Éclat du Verre, em Paris. Ela é curadora de mostras nacionais e internacionais e referência sobre arte em vidro no Brasil. Suas obras foram adquiridas pelo MAB de São Paulo, pela Anglo American Collection em Londres e pela Saatchi Art Gallery de Londres.


Elvira também é autora dos livros “Através do Vidro” e “Manual de Vidraria Artesanal”.


O Espaço Zero, criado por Elvira em 1989, conta com um acervo de mais de com livros sobre história do vidro, técnica e catálogos. Funciona também como galeria de arte e é referência importante para os interessados pela vidraria. Por ali já passaram exposições sobre o cristal sueco e obras de Gianpaolo Seguso, da ilha de Murano em Veneza.


Acima de tudo, a arte de Elvira dita tendências de moda e decoração. Sua coleção de acessórios, incluindo os colares exibidos na passarela do Fashion Rio, pode ser encontrada no Espaço Zero. Suas peças exclusivas de decoração são badaladas pelas principais revistas de decoração, design e arquitetura. Seu estilo é puro e transparente.


É fundadora do IVI – Instituto do Vidro, primeira instituição museológica na área do vidro no Brasil que tem como missão preservar e difundir a arte no país. Com esta bandeira, chamou a atenção na comunidade museológica mundial internacional durante a reunião do ICOM – RIO (International Council of Museums) pelo conjunto das ações promovidas. A eficiência das ações lhe rendeu a eleição para uma das seis vagas no Board do ICOM-GLASS (International Council of Museum os Glass).

Mulher ruiva de avental segurando peça grande de vidro transparente
Elvira restaurando uma peça de vidro

805 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page